serv Perguntas Frequentes | BeMFácil
Como solicitar o cartão e qual a documentação necessária?

Para obter o BEMFácil Estudante, o estudante pessoalmente, deve se dirigir ao Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101-Sul, km 100 – s/n – Centro), no horário das 07:30hrs às 13:30hrs de segunda à sexta-feira,  portando a documentação abaixo:

  • Carteira de Estudante em vigor
  • RG original (maiores de 16 anos) ou cópia da Certidão de Nascimento (menores de 16 anos)
  • Cópia do comprovante de residência (com CEP)

Universitários

  • Levar também original da declaração de vínculo do semestre em vigor, devidamente carimbada e assinada ou boleto bancário do semestre em vigor devidamente pago, ou ainda comprovante de matrícula também do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado.
  • Secundaristas que no ano anterior cursaram Pré-vestibular, Supletivos ou Cursos Técnicos
  • Levar também original do comprovante de matrícula do ano vigente ou declaração de vínculo da escola.

O seu BEMFácil Estudante será emitido e entregue na hora.

Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?

Compareça Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101-Sul, km 100 – s/n – Centro), das 07:30hrs às 13:30hrs, de segunda a sexta-feira, levando seu cartão BEMFácil Estudante e a Carteira de Estudante em vigor.

Como posso bloquear o meu cartão?

Dirija-se ao Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101-Sul, km 100 – s/n – Centro), das 07:30hs às 13:30hs, de segunda a sexta-feira.  O estudante deverá levar a sua carteira de estudante ou algum outro documento de identificação com foto.

Em caso de bloqueio pelo responsável pelo estudante, também deverá ser apresentado seu original de documento oficial de identificação com foto e algum documento com os dados do estudante (Certidão de Nascimento, RG, Carteira de Estudante, etc). Só serão permitidos bloqueios pelos responsáveis cadastrados no sistema (no caso de estudantes universitários) ou identificados na Carteira de Estudante (no caso de estudantes secundaristas).

Ou ainda através do telefone (81) 3125-7595 de Segunda à Sábado das 07:00hs às 19:00hs. Ressalvando-se, porém, que no ato da solicitação de bloqueio deverão ser informados os dados pessoais e inerentes ao cartão BEMFácil Estudante para efetivação do mesmo, e caso haja divergência de informação, o relativo bloqueio só será feito pessoalmente no Posto de Atendimento do BEMFácil.

Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?

No máximo, 48 horas após a solicitação do bloqueio.

Como posso solicitar a 2ª via do BEMFácil Estudante?

Após efetuar o bloqueio do cartão, procure o Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101-Sul, km 100 – s/n – Centro), portando carteira de estudante em vigor mais original e cópia da declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário devidamente pago do semestre em vigor ou ainda comprovante de matrícula do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado, no horário das 07:30hs às 13:30hs, de segunda a sexta-feira. Será necessário pagar o valor equivalente a 6 tarifas do Anel 3 (inteira). O cartão será entregue na hora e os créditos remanescentes do cartão bloqueado serão transferidos para o cartão de 2ª via a partir de 3 (três) dias contados após solicitação, através do uso do novo cartão no validador dos ônibus.

Estudante de pré-vestibular tem direito ao cartão BEMFácil Estudante?

Sim. Todos os alunos de cursos pré-vestibulares que estudam em instituições habilitadas para emissão da carteira de estudante, segundo critérios Secretaria Municpal de Educação, podem solicitar o cartão BEMFácil Estudante. No ato da solicitação, os estudantes devem portar:

  • Carteira de estudante em vigor;

Comprovante de matricula do semestre em vigor ou declaração de vínculo.

Qual o limite de créditos por mês? E durante as férias?

Todo estudante tem direito a utilizar 70 (setenta) créditos por mês e (quatro) créditos por dia em qualquer período do ano.

Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?

A recarga pode ser feita pelo próprio estudante ou:

No caso do secundarista, também pelos responsáveis declarados na Carteira de Estudante.

No caso do universitário, pelos responsáveis cadastrados no sistema.

Em caso de mudança de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?

Não. Apenas compareça ao Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101-Sul, km 100 – s/n – Centro) das 07:30h às 13:30h, de segunda a sexta-feira para alterar seu cadastro, portando:

  • Carteira de estudante em vigor;

Declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso.

Por que devo apresentar meu cartão também ao cobrador?

É um dos deveres do estudante, citado no Regulamento do Passe Escolar-2003, art. 19, assim como a Carteira de Estudante também deve ser apresentada.

O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?

Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

O que fazer quando a carteira de estudante perder a validade?

Deverá fazer a atualização do cadastro no Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101-Sul, km 100 – s/n – Centro), das 07:30hs às 13:30 hs de segunda à sexta-feira, portando a Carteira de Estudante atualizada e no caso do Universitário, também a declaração original de vínculo, devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário original do semestre em vigor devidamente pago, ou ainda comprovante de matrícula original do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado. Caso não atualize não será possível realizar compras, e na internet a informação apresentada será:

Não é permitido emitir cartões ou comprar créditos para cartões BEMFácil Estudante com data de validade da carteira de estudante vencida.