serv Perguntas Frequentes | BeMFácil
O cartão tem algum custo?

Não, porém só poderá ser adquirido através de uma carga igual ou maior que R$ 20,00.

Posso carregar valor diferente de R$ 20,00?

Sim, o carregamento mínimo é só para quem não tem cartão. Usuários que já possuem cartão podem realizar cargas de valores inferiores a esse valor.

O cartão é recarregável?

Sim, e o carregamento poderá ser realizado no Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101-Sul, km 100 – s/n – Centro), de segunda a sexta-feira das 07:30hrs às 13:30hrs.

É possível acompanhar o saldo do cartão?

Sim. O saldo pode ser acompanhado nos validadores dos ônibus no momento de uso do cartão.

O que são validadores?

Os validadores são equipamentos que fazem a leitura das informações contidas nos cartões, bastando a sua aproximação. Eles verificam se existe saldo suficiente, descontam o valor da tarifa e liberam automaticamente a catraca. Caso o saldo seja insuficiente, a catraca não será liberada.

O Cartão BEMFácil Cidadão tem garantia?

A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira carga, desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível, possibilitando sua identificação no sistema, observado os cuidados específicos listados no item abaixo. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 03(três) dias, contados após o dia da emissão do novo cartão, através do batimento do cartão no validador do ônibus.

Quais os cuidados que você deve ter com o seu Cartão BEMFácil Cidadão?

O cartão não deve ser dobrado, perfurado, amassado, molhado, nem ficar exposto ao sol, calor e agentes abrasivos. Não é recomendado escrever no cartão.

Caso meu Cartão BEMFácil Cidadão deixe de funcionar o que devo fazer?

Nesse caso, só poderá ser emitida uma 2ª via se o usuário estiver de posse do cartão, recibo da compra de crédito e este estiver com os dados da sua numeração legível possibilitando sua identificação no sistema. Então deverá se dirigir ao Posto de Atendimento do BEMFácil, situado na Secretaria Municipal de Defesa Social (BR-101-Sul, km 100 – s/n – Centro), de segunda a sexta-feira das 07:30hrs às 13:30hrs, pagar a importância equivalente a 06(seis) tarifas inteiras do 1° Anel 3. A 2ª via será emitida e entregue na hora e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, serão transferidos para o cartão de 2ª via a partir de 3 (três) dias, contados após o dia da solicitação, através do batimento do novo cartão no validador do ônibus.

O BEMFácil Cidadão pode ser utilizado mais de uma vez na mesma viagem?

Sim, pois é um cartão que não está vinculado a qualquer benefício social, por isso não tem restrição de uso. Podendo ser usado quantas vezes forem necessárias até o limite do saldo de crédito existente no mesmo, inclusive por mais de uma pessoa na mesma viagem.

O que acontece em caso de perda, roubo ou furto do cartão BEMFácil Cidadão?

Como o cartão BEMFácil Cidadão é um cartão ao portador, não estando vinculado a uma pessoa, não será possível o seu bloqueio e, consequentemente, a recuperação dos créditos.

Quantos cartões uma pessoa pode adquirir?

A quantidade que desejar, observando-se o valor mínimo de créditos a ser carregado de R$ 20,00 por cartão adquirido.

O cartão BEMFácil Cidadão já vem carregado? Com quanto?

Não, você receberá o cartão gratuitamente na compra da primeira carga com o valor mínimo de R$ 20,00.

Os créditos eletrônicos tem validade?
Sim. Os créditos eletrônicos tem validade de 180 dias, contados a partir da data do seu pagamento,  conforme estabelecido na  LEI Nº 15.190, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013 no seu artigo 17.